sexta-feira, 18 de março de 2011

Habitos do coracao




"Primeiro eh feito um corte central para abril a cavidade peitoral. Corte aberto a jaula para expor a caixa do coracao, atraves das costelas cerradas se ve a bomba sanguinea pulsando forte.

E assim tudo comeca.  Um momento belo cujo segundo se estilhaca em mil milessimos de emocao seca. Aquele primeiro olhar. O seu primeiro sorriso. Nada mais forte do que aquela pulsacao. Meu mundo todo se resume nesse segundo, como se tudo que tivesse acontecido antes fosse apenas um corredor pra chegar nessa porta. Seria tao estranho acreditar no destino?
E a pessoa que voce um dia foi morre e da lugar a essa nova batida, um som diferente que cativa o instrumento. Um o artista, o outro a musica. Harmonia e vida. Sangue e mel.


Aparelhos sao inseridos nos atrios para facilitar o fluxo sanguineo. Cortes do bisturi separam os ventriculos do motor humano. Os mesmos movimentos, tao belos e precisos quanto um maestro ao conduzir uma orquestra, rompem os atrios e antes que se perceba o coracao eh removido de sua casa. O buraco vazio no peito. Um espaco em branco.

E de um momento para o outro voce nao sente. Seus olhos nublados perdidos percorrem o cenario. Seu peito mudo, inebriado com o gosto amargo da anestesia. Po do esquecimento.
Voce perde tudo. As correntes do tempo escapam dos seus pes e voce vaga no escuro. Nesse momento, eh que voce costuma viajar e viver no passado, o futuro parece tao impossivel. Mas esse momento eu posso dividir com voce. Um desconhecido, tao estranho.


No buraco vazio eh inserido um coracao artificial. Os vasos sanguineos conectados como fios a uma placa. Voce nao esta sozinho.
Um solo de guitarra ecoa nos seus ouvidos e voce ja consegue sentir uma luz. A musica contagiante da vida e a esperanca enchendo seus pulmoes.
Voce nao esta sozinho na sua solidao. Mesmo voce tendo esquecido eu me lembro de nao esquecer. Seus vicios. Suas virtudes. Seus pessimos habitos.
O ceu vem para aqueles que esperam. Mas nesse momento, eu apenas vejo voce sangrar. Meu corpo sente a sua dor e chora. Tao cheio do vazio.


O coracao artifial eh removido e descartado. As veias gastas com a exposicao. A pele seca do ar. O paciente eh preparado para o transplante. A cavidade aberta expondo a confortavel casa para um novo coracao chegar. Um novo doador. 
Minhas maos atadas apenas as palavras. Seu peito aberto, sem mentiras, sem regras. Eu na mesa ao lado. Minha pulsacao diminuindo ate ficar calada. Veias ligadas. Atrios e ventriculos restaurados. Voce respira. Meu ar se esvai. Meu sangue eterno agora em suas batidas. Seu instrumento. Minha musica.
Sua nova vida, seus novos sorrisos. De agora em diante, um novo caminho.
Seus olhos se abrem.
Meus olhos se fecham.
Ainda acha estranho acreditar no destino?"